adv


Notícias por email

Receba nossas atualizações

Enter your email address:

enviado por FeedBurner










CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS DE FICÇÃO CIENTÍFICA PARA CRIANÇAS NO RJ

Crianças de seis a 12 anos vão poder participar do projeto Contações de História Sci-Fi, que começam na próxima segunda-feira, dia 27/1, gratuitamente, no Planetário do Rio, Rocinha e Complexo do Alemão. E aproveitarão as férias para aprender brincando. O objetivo é estimular a leitura e o interesse pelas várias ciências. Atores caracterizados vão contar estórias e histórias e provocar debate, a partir de seis clássicos da ficção científica: Frankenstein, A volta ao mundo em 80 dias (2 partes), 20 mil léguas submarinas, Fui eu que fiz você, Equipe de Ajuste e Eu robô. As sessões acontecerão para grupos de 20 crianças, até 11 de março.Nas comunidades serão três contações por dia, na biblioteca da Rocinha e no centro cultural do Alemão. No Planetário, duas. A partir de fevereiro, quando começa o ano letivo, as apresentações serão voltadas às escolas públicas da rede municipal. Além das rodas de leitura, as ações em comunidades pacificadas contarão com a “Luneta na Laje”, que permite a observação do céu através de telescópio. A Net patrocina o projeto.

Os textos tiveram que ser adaptados para o público infantil. “Infelizmente, há poucos títulos de ficção científica para crianças. Vamos usar imagens e sons para fazer com que os pequenos deixem de ser espectadores e entrem na estória, participando com a imaginação. Tudo em clima de brincadeira”, resume o diretor Pedro Maia (grupo Brendaparte). Os atores são Miguel Araújo e Ana Moura e o figurino e cenário são de Nívea Faso e Patrícia Delvaux.
“A ideia é mostrar que o livro não é um objeto ultrapassado e que das páginas saem imagens, personagens e histórias fantásticas. Com isso, podemos despertar a criatividade e a curiosidade dessas crianças pela literatura, pela arte, pelas ciências, por viajar, por conhecer outras culturas, pelo cinema, pelo teatro. A criança poderá, também, travar contato com novas visões filosóficas e de mundo a partir de diversos autores do gênero da ficção científica.”, completa a produtora executiva Roberta Manaa.
Luneta na Laje – E além de apreciar essas magníficas histórias, crianças e adultos poderão também participar do projeto “Luneta na Laje”, promovido pela Fundação Planetário, no qual astrônomos levam às comunidades um telescópio para observação do céu (esta atividade depende das condições meteorológicas). “No Planetário, buscamos sempre que possível, unir a ciência com a cultura, para difundi-la de forma lúdica, aproximando ainda mais o público infantil”, complementa Celso Cunha, presidente da Fundação Planetário.

Agenda:
27/1- 15h30 e 16h30: 20.000 léguas submarinas (Júlio Verne)-> Planetário (R. Vice-governador Rubens Berardo, 100 Gávea)
28/1- 17h30: 20.000 léguas submarinas (Júlio Verne), Frankenstein (Mary Shelley) e Volta ao mundo em 80 dias (Júlio Verne) -> Complexo do Alemão (Centro Cultural Oca dos Curumins – Estrada do Itararé, 480 fundos)
29/1- 15h30 e 16h30: Frankenstein (Mary Shelley) -> Planetário (R. Vice-governador Rubens Berardo, 100 Gávea)
30/1- 15h30 e 16h30: Volta ao mundo em 80 dias (Júlio Verne) -> Planetário (R. Vice-governador Rubens Berardo, 100 Gávea)
4/2- 17h30: 20.000 léguas submarinas (Júlio Verne) e Fui eu que fiz você (Walter M. Miller Jr.) -> Biblioteca Parque da Rocinha (Estrada da Gávea, 454)
18/2- 17h30: Eu Robô (Isaac Asimov) e Equipe de ajuste (Phill K. Dick, autor de Blade Runner), que deu origem ao filme Os agentes do destino -> Complexo do Alemão (Centro Cultural Oca dos Curumins – Estrada do Itararé, 480 fundos)
11/3- 17h30: Equipe de ajuste (Phill K. Dick) e Eu Robô (Isaac Asimov) -> Biblioteca Parque da Rocinha (Estrada da Gávea, 454)
rodas de leitura 3
Serviço:
Contação de histórias Sci-Fi: Atores caracterizados contam seis clássicos da ficção científica, como Frankenstein, Eu robô e Vinte mil léguas submarinas para crianças (grupos de 20). Projeto objetiva incentivar leitura, criatividade e interesse pelas ciências. Com Miguel Araújo e Ana Moura. Direção: Pedro Maia. Duração: 20 minutos. Recomendação etária: de 6 a 12 anos. De graça. Dias 27, 29 e 30/1, no Planetário (R. Vice-governador Rubens Berardo, 100 Gávea) Sessões às 15h30 e 16h30; 28/1 e 18/2 Centro Cultural Oca dos Curumins do Complexo do Alemão; 4/2 e 11/3 na Biblioteca Parque da Rocinha, a partir das 17h30, com três sessões. OBS: Nas comunidades pacificadas haverá também observação do céu com telescópio (Luneta na Laje).

Divulgação: Beth Esteves- assessoria@xcomunicacao.net

Leave a Reply

 

 

 

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>