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FICÇÃO CIENTÍFICA - O QUE É? - Em atualização!(28/3)texto
retirado do site http://www.xr.pro.br/Ficcao_Cientifica.html
Na realidade sequer é de fato um "gênero" tal como Drama, Policial ou Aventura, mas na verdade, uma característica que pode haver na Estória. Uma obra de Ficção Científica pode ser de qualquer gênero como por exemplo: FC & Terror: A Mosca, Alien FC & Ação: Total Recall, The Terminator FC & Romance: Em Algum Lugar do Passado, Kate & Leopold FC & Policial: Robocop, Blade Runner FC & Drama: Inimigo Meu, Soyent Green A grande diferença é que ela tenta convencer seu público de que as ideias que apresenta podem não ser possíveis no contexto atual, mas poderiam ser, valendo-se de uma explicação científica, ou de aparência de cientificidade, ou pelo menos de racionalidade. É diferente da Ficção Fantástica onde a preocupação de afirmar a viabilidade real de seus acontecimentos não ocorre, ou ocorre de forma não racional. Veja aqui, um aprofundamento desta questão em FILOSOFIA DA FICÇÃO CIENTÍFICA . E reflexões sobre temas comuns na FC Viagens no Tempo | Gravidade Artificial | Anti-Gravidade & Levitação Teletransporte | Invisibilidade | 5 Bobagens Planetárias Viagens Espaciais | Batalhas Espaciais | Batalhas Espaciais II
Até hoje a viagem famosa mais ousada foi a da primeira obra, de H.G.Wells, que foi mais de 850 mil anos para o futuro! Ninguém quebrou tal recorde até hoje, a não ser em viagens para o passado, em uma obra de maior repercussão. INVASÕES EXTRATERRENAS Também iniciado por H.G.Wells na obra "A Guerra dos Mundos", onde invasores de marte atacam violentamente a terra no século XIX, arrasando as defesas militares e alterando o ecossistema com o terrível Red Weed, "trepadeira vermelha". Essa obra recebeu em 1953 uma versão cinematográfica que alterou radicalmente a ambientação para seu tempo e uma série de outras características, como eliminar o Red Weed, alterar a aparência dos marcianos, a estrutura da naves, que ficou ESPETACULAR! E com a tentativa final de abater os invasores através de um artefato nuclear, algo quase impensável na época de Wells. Foi sem dúvida o gênero mais popular desde o início do cinema até mais ou menos a época em que A Guerra dos Mundos aterrorizou os cinemas, depois o gênero caiu no esquecimento só vindo ser ressuscitado na década de 90 pelo blockbuster Independence Day. VIAGENS PARA FORA DA TERRA Inaugurado por Júlio Verne em "Viagem a Lua", e também por H.G.Wells em "O primeiro homem na Lua" é um dos poucos que se tornou parcialmente realidade. Alias a tecnologia usada no programa Apollo está anos-luz à frente daquela imaginada por Verne. E neste grupo que ocorre também um dos assuntos mais mal resolvidos da FC, a questão da Gravidade. CRIATURAS ESPECIAIS Se o Pai da FC é duvidoso, H.G.Wells ou Júlio Verne, a Mãe como sempre não deixa dúvidas. Mary Shelley publicou a primeira obra que embora mais associada ao gênero Terror, possui a estrutura básica da FC. "Frankenstein" de 1816, pode ser considerado o precursor primordial da FC. Esse subgênero Também foi abordado por H.G.Wells em "A Ilha do Dr. Moureau", onde um cientista criou uma série de criaturas mutantes misturando homens com animais, numa espécie de precursão da Engenharia Genética. VIAGENS ESPETACULARES NA TERRA Novamente Júlio Verne através de principalmente duas obras, "Viagem ao Centro da Terra" e "20.000 Léguas Submarinas". É válido indagar se o tema de miniaturização, presente no filme Viagem Fantástica, estaria contido neste subgênero. SUPER PODERES / SUPER HERÓIS H.G.Wells novamente, ao lançar a obra "O Homem Invisível", que recebe ainda refilmagens periódicas. Na década de 30 Jerry Siegel e Joe Shuster criariam o Super Homem, que apesar de ser um visitante alienígena, daria origem ao subgênero da FC menos cuidadoso com suas premissas, o dos Super-Heróis, que muitas vezes recai para a Ficção Fantástica. Esse gênero também têm raízes profundas na cultura, pois remonta a legendários heróis míticos como Hércules e Sansão, influenciando em parte sua peculiaridade de baixa racionalidade. Em geral as histórias de Super-Heróis incorem em inúmeras impossibilidades, incluindo absurdos lógicos. Alguns podem ser vistos no texto sobre Levitação. RETROFUTURISMO Pode ser apelidado de "FUTURO DO PRETÉRITO", trata-se daquela ambientação passada que no entanto não corresponde a história do mundo real. Como um futuro superado ou mesmo uma visão alternativa proposital. Obras como Metrópolis de Fritz Lang e Farenheit 451 de Ray Bradubury, imaginavam ambientações futuras que já foram ultrapassadas ou cujo curso atual da história já inviabilizou. A ambientação fica como uma espécie de universo alternativo, ou algo do tipo "como seria se tal coisa tivesse acontecido". Um exemplo espetacular pode ser visto no Anime "Laputa - Castelo no Céu", dos estúdios japoneses Myazaky, que poderia ser definido talvez como, "o que seria do mundo se Leonardo da Vinci tivesse conseguido voar", e então teríamos máquinas voadoras em pleno século XIX. Obras como 20.000 Léguas Submarinas e Viagem a Lua por exemplo, já podem ser consideradas Retrofuturistas, outro exemplo interessante é a estranha ambientação do filme de Terry Gilian, "Brazil - O Filme". FUTURÂMICA TERRENA Trata-se de qualquer ambientação que localize-se no futuro em nosso planeta, mas em geral aborda uma era mais adiantada tecnologicamente e ou socialmente. CIBERPUNK Em geral localiza-se num futuro próximo de caraterísticas decadentes do ponto de vista moral. Superpopulação, auto índice de violência urbana e degeneração ambiental são temas frequentes, mas o essencial é a temática tecnológica em geral enfocada na informática, telecomunicação e eletrônica. Esse sub gênero tem como principais marcos iniciais as obras NEUROMANCER de Willian Gibson e PIRATAS DE DADOS de Bruce Sterling, do final da década de 80. PÓS-APOCALÍPTICO O nome diz tudo, obras que se ambientam num mundo futuro pós Terceira Guerra mundial ou equivalente. Podem explorar os efeitos diretos desta catástrofe como Herança Nuclear, ou simplesmente ignorá-la como o curioso Crepúsculo de Aço, com Patrick Swaize. Provavelmente o exemplo mais famoso é Mad Max II e III. FUTURÂMICA ESPACIAL Ambientação que como o próprio nome diz se concentra na exploração espacial futura. Star Trek, Perry Rhodan e Buck Rogers são alguns exemplos. Muitas delas estão repletas de um dos temas que mais abusa da licença poética na FC, as Batalhas Espaciais. VISITANTES EXTRATERRESTRES HOSTIS Diversos monstros do espaço já aterrorizaram livros, gibis e filmes, protagonizando obras que vão desde o Terror Trash grotesco até obras de ação muito bem elaboradas como O Predador, estrelado por Schwarznegger. VISITANTES EXTRATERRESTRES AMIGÁVEIS O exemplo mais popular é sem dúvida "E.T. O Extraterrestre" de Spielberg, mas o gênero remonta o cinema em Preto e Branco com a Obra "O Dia em que a Terra Parou", onde o alienígena Klatu e seu indestrutível robô guarda costas Gort vêm à Terra pedir os fim dos testes nucleares. GUERRAS ESPACIAIS Muitas vezes se mistura com a Futurâmica Espacial, mas há como exceção nada mais nada menos do que STAR WARS e a série de TV "Galactica", que simplesmente não podem ser enquadradas em nenhum dos outros gêneros acima. É onde as Batalhas Espaciais são presença obrigatória. Mas há muitos outros subgêneros na FC, assim como em geral tais gêneros se misturam, sem falar na comum dificuldade de se delimitar claramente o que vem a ser FC e Ficção Fantástica, como abordo neste TEXTO. Leia aqui sobre alguns dos grandes problemas da FC. A Gravidade Artificial, A Anti-Gravidade, e o Problema das Viagens no Tempo. Marcus
Valerio XR |
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