adv


Notícias por email

Receba nossas atualizações

Enter your email address:

enviado por FeedBurner










Mês da Literatura de Ficção Científica em POA

poa

 

Período: 3 de dezembro de 2013 a 5 de janeiro de 2014.

Local: 3º andar da Casa de Cultura Mario Quintana/CCMQ (Andradas, 736).
Entrada franca.

No mês de dezembro, a Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul (BPE) e a Biblioteca Érico Veríssimo – ambas situadas no 3º andar da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) – realizam exposição simultânea, divulgando obras de seu acervo sobre Ficção Científica. Este estilo literário foi criado na virada do século XIX para XX por Júlio Verne e H. G. Wells, que estavam atentos às inovações científicas e expectativas dos desdobramentos destas no futuro. A mostra pode ser conferida até 5 de janeiro de 2014.

Apesar do tema ser envolto em muitos preconceitos e no passado ser tido por subliteratura pelos críticos, teve um papel fundamental na cultura ocidental, desde o início do século XX. Em suas linhas, a obra de Aldous Huxley, Ray Bradbury e George Orwell conseguiram denunciar a exploração e crueldade humana nos regimes totalitários e questionar os resquícios de esperança no bom-senso humano. Como espelho da história, a ficção pôde exorcizar os temores mais íntimos da existência, em obras que tentam solucionar nossos questionamentos. De onde viemos? Para onde vamos? Haverá um amanhã? Qual o nosso lugar como criaturas (e criadores – se não de vida ao menos de simulacros dela)? E seremos capazes de criar um futuro de paz e democracia para nossos descendentes?

http://www.ccmq.com.br/2013/12/ficcao-cientifica/

Leave a Reply

 

 

 

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>