Lançamento de Avatar em DVD e Blu-Ray

11/04/2010 – 20h27

James Cameron e Sigourney Weaver lançam “Avatar” em Blu-ray e DVD em São Paulo

ALESSANDRO GIANNINI
Editor de UOL Cinema

A atriz Sigourney Weaver e o diretor James Cameron chegam a entrevista coletiva em São Paulo para o lançamento de “Avatar” em Blu-ray e DVD

James Cameron, Sigourney Weaver, o ator Joel David More e o produtor Jon Landau chegaram neste domingo (11) em São Paulo para promover o lançamento de “Avatar” nos formatos DVD e Blu-ray no Brasil. Depois de participar de uma cerimônia onde plantaram uma muda de pau-brasil no Parque do Ibirapuera, parte de uma campanha promovida pela Fox para o replantio de um milhão de mudas em vários países, eles seguiram para o Grand Hyatt, próximo à Rede Globo, para conceder entrevista coletiva, receber a equipe de filmagem do documentário “Tudo Por Amor Ao Cinema”, de Aurélio Michiles, e possivelmente se encontrar com a pré-candidata do PV à presidência da República Marina Silva.

Primeiro, Landau, Cameron e os atores fizeram uma longa apresentação da versão para entretenimento caseiro de “Avatar”, que chegará ao mercado brasileiro no próximo dia 22, Dia da Terra e do Descobrimento do Brasil. Foram exibidas cinco cenas da versão do filme em Blu-ray, que como a versão em DVD trará apenas o filme no disco. Segundo Landau, “para manter a melhor qualidade de imagem possível”. Cameron foi mais técnico: “A fim de obter a maior taxa de transferência [o termo técnico em inglês é bit rate] e a melhor qualidade de som, imagem e cores, resolvemos deixar de fora todos os extras neste primeiro momento”.

O lançamento do filme em Blu-ray e DVD é só a primeira etapa de um plano muito maior. Segundo Cameron, em novembro, o filme será lançado também em uma caixa com quatro discos, vários extras sobre os bastidores de filmagens e possivelmente um documentário com a viagem da comitiva para o Brasil. Em outra oportunidade, mais adiante, a ideia é lançar o filme em uma versão caseira em 3D. “Nesse caso, temos que esperar que a tecnologia tenha chegado ao consumo caseiro e o número de consumidores justifique esse lançamento”, disse Cameron.

Cameron, que esteve no Brasil há cerca de duas semanas para participar de um Fórum Internacional de Sustentabilidade da Amazônia, em Manaus, ficou impressionado com a floresta amazônica e a semelhança com a floresta fictícia de Pandora. Ele disse que planeja fazer imagens aéreas da Amazônia e de alguns locais da floresta para incluí-las na sequência do filme, ainda em planejamento. “Não será nada muito grande, mas pretendo incluir algumas imagens dessa área riquíssima”, disse ele. “Vamos mandar uma pequena equipe para fazer isso.”

A comitiva, que incluiu a mulher de Cameron, a atriz Suzy Amis, falou também sobre a experiência de filmar em 3D, o processo de captura de interpretação e a tendência dos filmes em terceira dimensão em Hollywood. Cameron está ciente de que o sucesso de “Avatar” levou muitos estúdios a correrem atrás de converter filmes já rodados para o formato. “Fiquei sabendo por exemplo da experiência de ‘Fúria de Titãs’, filme que eu não vi, mas que foi convertido posteriormente para 3D”, disse ele. “Acho que se os estúdios querem fazer isso da forma correta, têm que gastar dinheiro e trabalhar o tempo necessário para fazer a conversão, como estamos fazendo com ‘Titanic’.”

Cameron explicou também, com a ajuda dos atores, o processo de captura de interpretação e de como as cenas eram filmadas, e no que isso ajuda no processo de realização e atuação. Segundo o cineasta, as cenas eram feitas em estúdios vazios, sem cenário, referências e com os atores vestindo macacões com pontos de referência para captura por câmeras especiais. “Lembra muito o processo do ensaio do teatro”, disse Sigourney Weaver. “Não temos que nos preocupar com marcações, se estamos na frente de alguém”, fez coro Joel David More.

O processo também agiliza as filmagens e facilita o trabalho de edição. “No processo convencional, você tem que repetir a cena várias vezes para poder cobri-la de todos os ângulos e nem sempre o ator consegue repetir a mesma interpretação”, explicou ele. “Isso facilita bastante porque o que capturamos é a interpretação e não o plano. Ou seja, depois, eu posso ir lá no computador e escolher o ângulo que eu quiser para colocar no filme.” Sigourney Weaver celebrou a conquista como “uma libertação para os atores”.

O Brasil foi o país escolhido por Cameron para a apresentação do DVD e Blu-Ray do filme, maior lançamento do mercado de entretenimento doméstico dos últimos cinco anos. Por aqui, serão disponibilizados 350 mil DVDs e 20 mil Blu-rays de “Avatar”. Segundo dados da Fox, a pré-venda dos discos de Blu-Ray já atingiu 35 mil unidades, um recorde absoluto para um formato em que as maiores vendas giram em torno de cinco mil unidades

Cinema Uol

Tags , , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Carol Suiter

Apaixonada por ficção científica, fantasia e terror. Criadora e editora do ScifiBrasil desde 2001.

Os comentários estão desativados.