adv


Notícias por email

Receba nossas atualizações

Enter your email address:

enviado por FeedBurner










HQ o Q

FESTIVAL DE QUADRINHOS FNAC CURITIBA
O “HQ O QUÊ?”, em seu segundo ano em Curitiba, tem mostrado o forte papel dos quadrinhos como incentivador da leitura, instrumento educativo e parte fundamental da produção literária e artística do Brasil. Durante uma semana, o universo dos quadrinhos é discutido, com um tema diferente por dia com desenhistas, editores, jornalistas e profissionais especializados em forma de palestras, bate-papos e oficinas, para quem é amante de quadrinhos e para profissionais que buscam ingressar no mercado de trabalho. A curadoria é de Silvio Alexandre.

Além disso, será possível durante o Festival conhecer os 20 melhores trabalhos do Prêmio Fnac Novos Talentos que teve como objetivo incentivar a descoberta e a criação, revelando novos talentos e apoiando a produção artística e cultural do país.
——————————————————————————–

Data: Segunda-Feira 08/12/2008 19:00

WORKSHOP – “Jam Session”
Trata-se da confecção de uma história em quadrinhos coletiva com a coordenação de Gualbeto Costa (criador do Troféu HQMIX). No ponto em que um artista termina o outro continua e assim por diante, sempre mantendo as características pessoais de cada artista, mas integrada a uma produção coletiva. Ela começou em São Paulo, foi para Porto Alegre e agora chega a Curitiba. Com isso, teremos um painel e uma mostra da atual geração de quadrinhistas do Brasil, que será publicado em um livro pela Devir.
——————————————————————————–

Data: Terça-Feira 09/12/2008 19:00

BATE-PAPO – “Publicação independente”
O cenário de quadrinhos brasileiros tem melhorado bastante, tanto pelo aumento de produção, quanto pelo aumento de qualidade. E muito disso se deve a uma forte produção de quadrinhos independente, que hoje no Brasil, representa 90% do que é publicado. Os quadrinhistas Leonardo Melo, Andre Caliman e Plínio Filho, com mediação de José Aguiar discutem se os independentes serão a solução para os problemas do mercado editorial.
——————————————————————————–

Data: Quarta-Feira 10/12/2008 19:00

BATE-PAPO – “Quadrinhos e Educação”
Quando bem utilizados, os quadrinhos exercitam a criatividade e a imaginação da criança. Podem servir de reforço e incentivo ao hábito da leitura, e constituem uma linguagem altamente dinâmica. Para falar sobre este tema teremos o cartunista Benett, as pedagogas Jaqueline Cristina Paulo e Kamilla Bertinatto – também especialista em educação infantil – com a mediação e oficina infantil do cartunista Rodrigo Belato, criador do personagem Punk Afonso. Participação especial de crianças leitoras e fãs de HQ.
——————————————————————————–

Data: Quinta-Feira 11/12/2008 19:00

BATE-PAPO – “Formas de se fazer quadrinhos”
Nesse dia o Festival de Quadrinhos trás participação especial Fernando Gonsáles, lançando seu álbum Níquel Náusea – Em Boca Fechada Não Entra Mosca. Além do lançamento de Gonsáles, o bate-papo contará com a presença dos cartunistas Benett, Rodrigo Belato e convidados que irão falar sobre as diferentes maneiras de se fazer quadrinhos.
——————————————————————————–

Data: Sexta-Feira 12/12/2008 19:00

OFICINA – “A Narrativa nos Quadrinhos”
Para encerrar o Festival de quadrinhos, o cartunista Rodrigo Belato e a roteirista Tainá Pires vêm ao palco de eventos da Fnac para realizar uma oficina sobre a Narrativa nos Quadrinhos. Belato aproveita para exibir o desenho animado “Punk Afonso e o Abominável Homem Palito das Neves!”, animação da personagem de sua criação, a qual também faz parte do seu mais novo lançamento: o Gibi Mensal “Punk Afonso”.

Leave a Reply

 

 

 

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>