HQ O QUĂ?
4Âș Festival de Quadrinhos da FNAC
de 20 a 25 de outubro
O “HQ O QUĂ?” tem mostrado o forte papel dos quadrinhos como incentivador da leitura, instrumento educativo e parte fundamental da produção literĂĄria e artĂstica do Brasil. Durante uma semana, o universo dos quadrinhos Ă© discutido, com um tema diferente por dia com desenhistas, editores, jornalistas e profissionais especializados em forma de palestras, bate-papos e oficinas, para quem Ă© amante de quadrinhos e para profissionais que buscam ingressar no mercado de trabalho. Curadoria de Silvio Alexandre.
Dia 20/10 (2ÂȘ feira), Ă s 19h:
ClĂĄudio Seto, o Samurai dos Quadrinhos
ClĂĄudio Seto foi o primeiro artista brasileiro a utilizar o traço caracterĂstico do mangĂĄ em publicaçÔes nacionais. Isso ocorreu na dĂ©cada de 60. Ele publicou histĂłrias de samurais e ninjas, numa Ă©poca em que ninguĂ©m sabia direito o que significavam esses termos. Seu personagem O Samurai, sairĂĄ este ano em um ĂĄlbum pela Devir.
Para falar de quem lançou o estilo mangĂĄ no paĂs, teremos um bate-papo com a professora e pesquisadora Sonia Luyten; e o escritor e jornalista Gonçalo JĂșnior.
Dia 21/10 (3ÂȘ feira), Ă s 19h:
PrĂȘmio Fnac Novos Talentos: anĂșncio oficial dos ganhadores
Neste encontro serĂŁo anunciados os ganhadores do PrĂȘmio Fnac Novos Talentos – Quadrinhos com coquetel e atraçÔes especiais (www.fnac.com.br/premiofnacnovostalentos). Teremos, tambĂ©m, a exibição do premiado documentĂĄrio DossiĂȘ RĂȘ Bordosa de CĂ©sar Cabral, feito em animação stop-motion, que investiga as razĂ”es por trĂĄs da decisĂŁo do cartunista Angeli de matar uma de suas mais famosas criaçÔes, a diva underground RĂȘ Bordosa. O filme conta com depoimentos de Angeli, Laerte, Toninho Mendes (editor da revista Chiclete com Banana), e as vozes de Grace Gianoukas como RĂȘ Bordosa e Paulo CĂ©sar Pereio como BibelĂŽ.
Dia 22/10 (4ÂȘ feira) , Ă s 19h:
Bate-papo com o artista argentino Linier, o mais recente fenĂŽmeno dos quadrinhos
Conversa descontraida e informativa com Ricardo Liniers, respondendo questĂ”es do quadrinista Eloar Guazzelli Filho e do jornalista Eduardo Nasi, sobre o atual momento dos quadrinhos na Argentina e no mundo. Lançamento do ĂĄlbum “Macanudo”, com suas tiras poĂ©ticas, irĂŽnicas, reflexivas no Brasil pela Zarabatana Books.
Dia 23/10 (5ÂȘ feira), Ă s 19h:
Mesa-redonda: Publicação independente, uma saĂda para o mercado dos Quadrinhos?
O cenårio de quadrinhos brasileiros tem melhorado bastante, tanto pelo aumento de produção, quanto pelo aumento de qualidade. E muito disso se deve a uma forte produção de quadrinhos independente, que hoje no Brasil, representa 90% do que é publicado. Os quadrinhistas Edu Mendes, Will, Cadu SimÔes, Marcos Venceslau e Daniel Esteves discutem se os independentes serão a solução para os problemas do mercado editorial.
Dia 24/10 (6ÂȘ feira), Ă s 19h:
bate-papo: As atuais mudanças e transformaçÔes dos Quadrinhos no Brasil.
O editores da HQM Editora falaram sobre a nova safra de autores, a produção de quadrinhos nacionais e como as editoras enxergam este mercado. Além disso, os editores Carlos Costa, Artur Tavares e Leonardo Vicente falarão sobre próximos lançamentos da editora programados para 2008 e 2009. A mediação serå feita pelo jornalista Paulo Ramos, do Blog dos Quadrinhos.
OFICINAS
Dia 25/10 (SĂĄbado), das 12 Ă s 15 horas
Oficina: Comics Power â uma nova metodologia de produção de quadrinhos
O cartunista e jornalista indiano Sharad Sharma desenvolveu a metodologia Comics Power (Poder das HQs), cuja proposta Ă© mostrar que, atravĂ©s dos quadrinhos, todos podem auxiliar na mobilização social e na luta por direitos. Com esse mĂ©todo qualquer pessoa pode montar uma HQ a partir de sua histĂłria de vida. A dinĂąmica Ă© simples e acessĂvel Ă maior parte das pessoas, mesmo as que nĂŁo sabem ler e escrever. Hoje, sua metodologia estĂĄ presente no Sri Lanka, FinlĂąndia, Moçambique e Brasil.
InscriçÔes (11) 3579-2039. vagas limitadas.
Dia 25/10 (SĂĄbado), das 16 Ă s 18 horas
Oficina: A narrativa nos quadrinhos – Marcelo Campos
O que diferencia as HistĂłrias em Quadrinhos de qualquer outra mĂdia sĂŁo as ferramentas de linguagem especĂficas que criaram esta forma de expressĂŁo, aprimoradas atravĂ©s dos anos por centenas de artistas no que chamamos de narrativa ou storytelling. A intenção desta oficina Ă© apresentar uma base desta estrutura de linguagem, seus sĂmbolos grĂĄficos e um pouco da evolução do que chamamos sintaxe. InscriçÔes (11) 3579-2039. vagas limitadas.
Dia 25/10 (SĂĄbado), das 18 Ă s 20 horas
Oficina de Fanzine – Will
Oficina com o ilustrador e designer grĂĄfico Will. O objetivo desta atividade Ă© analisar, atravĂ©s da teoria e prĂĄtica, o processo de concepção das publicaçÔes de fĂŁs. Analisando algumas das atuais publicaçÔes e tambĂ©m aquelas que fizeram a histĂłria do gĂȘnero, procuraremos vivenciar situaçÔes reais da criação deste popular veĂculo de comunicação. A intenção Ă© oferecer instrumentos ao fanzineiro, futuro profissional dos quadrinhos ou da ĂĄrea editorial, para que ele possa criar e apresentar um material com conteĂșdo editorial e de informação coerentes e tambĂ©m com qualidade grĂĄfica compatĂvel com as atuais tecnologias de impressĂŁo. Com apostila. InscriçÔes (11) 3579-2039. vagas limitadas.
FNAC Pinheiros
Av. Pedroso de Morais, 858 – Pinheiros (SP)
Fone: (11) 4501-3000
ENTRADA FRANCA
APOIO