HQ O QUÊ?

HQ O QUÊ?

4Âș Festival de Quadrinhos da FNAC

de 20 a 25 de outubro

O “HQ O QUÊ?” tem mostrado o forte papel dos quadrinhos como incentivador da leitura, instrumento educativo e parte fundamental da produção literĂĄria e artĂ­stica do Brasil. Durante uma semana, o universo dos quadrinhos Ă© discutido, com um tema diferente por dia com desenhistas, editores, jornalistas e profissionais especializados em forma de palestras, bate-papos e oficinas, para quem Ă© amante de quadrinhos e para profissionais que buscam ingressar no mercado de trabalho. Curadoria de Silvio Alexandre.

Dia 20/10 (2ÂȘ feira), Ă s 19h:

ClĂĄudio Seto, o Samurai dos Quadrinhos

Clåudio Seto foi o primeiro artista brasileiro a utilizar o traço característico do mangå em publicaçÔes nacionais. Isso ocorreu na década de 60. Ele publicou histórias de samurais e ninjas, numa época em que ninguém sabia direito o que significavam esses termos. Seu personagem O Samurai, sairå este ano em um ålbum pela Devir.

Para falar de quem lançou o estilo mangĂĄ no paĂ­s, teremos um bate-papo com a professora e pesquisadora Sonia Luyten; e o escritor e jornalista Gonçalo JĂșnior.

Dia 21/10 (3ÂȘ feira), Ă s 19h:

PrĂȘmio Fnac Novos Talentos: anĂșncio oficial dos ganhadores

Neste encontro serĂŁo anunciados os ganhadores do PrĂȘmio Fnac Novos Talentos – Quadrinhos com coquetel e atraçÔes especiais (www.fnac.com.br/premiofnacnovostalentos). Teremos, tambĂ©m, a exibição do premiado documentĂĄrio DossiĂȘ RĂȘ Bordosa de CĂ©sar Cabral, feito em animação stop-motion, que investiga as razĂ”es por trĂĄs da decisĂŁo do cartunista Angeli de matar uma de suas mais famosas criaçÔes, a diva underground RĂȘ Bordosa. O filme conta com depoimentos de Angeli, Laerte, Toninho Mendes (editor da revista Chiclete com Banana), e as vozes de Grace Gianoukas como RĂȘ Bordosa e Paulo CĂ©sar Pereio como BibelĂŽ.

Dia 22/10 (4ÂȘ feira) , Ă s 19h:

Bate-papo com o artista argentino Linier, o mais recente fenĂŽmeno dos quadrinhos

Conversa descontraida e informativa com Ricardo Liniers, respondendo questĂ”es do quadrinista Eloar Guazzelli Filho e do jornalista Eduardo Nasi, sobre o atual momento dos quadrinhos na Argentina e no mundo. Lançamento do ĂĄlbum “Macanudo”, com suas tiras poĂ©ticas, irĂŽnicas, reflexivas no Brasil pela Zarabatana Books.

Dia 23/10 (5ÂȘ feira), Ă s 19h:

Mesa-redonda: Publicação independente, uma saída para o mercado dos Quadrinhos?

O cenårio de quadrinhos brasileiros tem melhorado bastante, tanto pelo aumento de produção, quanto pelo aumento de qualidade. E muito disso se deve a uma forte produção de quadrinhos independente, que hoje no Brasil, representa 90% do que é publicado. Os quadrinhistas Edu Mendes, Will, Cadu SimÔes, Marcos Venceslau e Daniel Esteves discutem se os independentes serão a solução para os problemas do mercado editorial.

Dia 24/10 (6ÂȘ feira), Ă s 19h:

bate-papo: As atuais mudanças e transformaçÔes dos Quadrinhos no Brasil.

O editores da HQM Editora falaram sobre a nova safra de autores, a produção de quadrinhos nacionais e como as editoras enxergam este mercado. Além disso, os editores Carlos Costa, Artur Tavares e Leonardo Vicente falarão sobre próximos lançamentos da editora programados para 2008 e 2009. A mediação serå feita pelo jornalista Paulo Ramos, do Blog dos Quadrinhos.

OFICINAS

Dia 25/10 (SĂĄbado), das 12 Ă s 15 horas

Oficina: Comics Power – uma nova metodologia de produção de quadrinhos

O cartunista e jornalista indiano Sharad Sharma desenvolveu a metodologia Comics Power (Poder das HQs), cuja proposta é mostrar que, através dos quadrinhos, todos podem auxiliar na mobilização social e na luta por direitos. Com esse método qualquer pessoa pode montar uma HQ a partir de sua história de vida. A dinùmica é simples e acessível à maior parte das pessoas, mesmo as que não sabem ler e escrever. Hoje, sua metodologia estå presente no Sri Lanka, Finlùndia, Moçambique e Brasil.
InscriçÔes (11) 3579-2039. vagas limitadas.

Dia 25/10 (SĂĄbado), das 16 Ă s 18 horas
Oficina: A narrativa nos quadrinhos – Marcelo Campos

O que diferencia as Histórias em Quadrinhos de qualquer outra mídia são as ferramentas de linguagem específicas que criaram esta forma de expressão, aprimoradas através dos anos por centenas de artistas no que chamamos de narrativa ou storytelling. A intenção desta oficina é apresentar uma base desta estrutura de linguagem, seus símbolos gråficos e um pouco da evolução do que chamamos sintaxe. InscriçÔes (11) 3579-2039. vagas limitadas.

Dia 25/10 (SĂĄbado), das 18 Ă s 20 horas
Oficina de Fanzine – Will

Oficina com o ilustrador e designer grĂĄfico Will. O objetivo desta atividade Ă© analisar, atravĂ©s da teoria e prĂĄtica, o processo de concepção das publicaçÔes de fĂŁs. Analisando algumas das atuais publicaçÔes e tambĂ©m aquelas que fizeram a histĂłria do gĂȘnero, procuraremos vivenciar situaçÔes reais da criação deste popular veĂ­culo de comunicação. A intenção Ă© oferecer instrumentos ao fanzineiro, futuro profissional dos quadrinhos ou da ĂĄrea editorial, para que ele possa criar e apresentar um material com conteĂșdo editorial e de informação coerentes e tambĂ©m com qualidade grĂĄfica compatĂ­vel com as atuais tecnologias de impressĂŁo. Com apostila. InscriçÔes (11) 3579-2039. vagas limitadas.

FNAC Pinheiros

Av. Pedroso de Morais, 858 – Pinheiros (SP)
Fone
: (11) 4501-3000

ENTRADA FRANCA

APOIO

Tags , , , , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Carol Suiter

Apaixonada por ficção científica, fantasia e terror. Criadora e editora do ScifiBrasil desde 2001.

Os comentĂĄrios estĂŁo desativados.