adv


Notícias por email

Receba nossas atualizações

Enter your email address:

enviado por FeedBurner










Sarau Fantástico Steampunk??

sábado, 21 de Abril de 2012

17:30 até 20:30

Um espaço para discussão sobre a produção do fantástico brasileiro. A iniciativa pretende ampliar as informações, repercutir as idéias, enriquecer o debate e incentivar o estudo sobre este gênero para todos os leitores, escritores e editoras que publicam livros do gênero …em língua portuguesa.

Neste primeiro encontro, o tema do evento será o Steampunk, um movimento cultural engajado e multimídia, cuja característica é uma abordagem fantasiosa da estética do Século XIX, através de qualquer forma de expressão, em uma realidade alternativa onde as conquistas científicas e tecnológicas da Belle Époque teriam alcançado sucesso, ou seja, a tecnologia não é feita através da eletricidade, mas movida a vapor.

Neste gênero, explora-se ao máximo o apelo nostálgico do vestuário e da estética vitoriana, abusando-se de rebites, caldeiras, espartilhos e cartolas, bem como a aparência exótica de máquinas com cilindros de latão e engrenagens à mostra.

No Sarau, haverá o lançamento do romance “A Máquina Diferencial”, marco do gênero steampunk escrito por William Gibson & Bruce Sterling, que acaba de ganhar a primeira versão em português.

Teremos a presença da historiadora e escritora Ana Cristina Rodrigues, da Biblioteca Nacional, que irá falar sobre os costumes, tecnologia e cultura do século XIX, com destaque para a Era Vitoriana, e do professor Carlos Alberto Machado, do Conselho Steampunk – Loja Paraná, que irá explicar o que é o movimento steampunk e seu crescimento no Brasil.

Além disso, o público terá a oportunidade de apresentar leituras de seus autores preferidos ou de sua própria autoria.Ver mais

Biblioteca Pública Viriato Corrêa

Rua Sena Madureira, 298 – Vila Mariana, 04021-050 São Paulo, Brazil

 

Leave a Reply

 

 

 

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>