Fim da Infância

11/03/2010
17h40

Leia primeiro capítulo de clássico de Arthur C. Clarke que chega ao Brasil

Guilherme Solari
colaboração para a Livraria da Folha

A Editora Aleph lança no Brasil “Fim da Infância”, um clássico do escritor de ficção cientĂ­fica Arthur C. Clarke, conhecido por “2001: Uma OdissĂ©ia no Espaço” (esgotado no Brasil) e suas continuações “2010 (Vol. 2)”, “2061 (Vol. 3)” e “3001: A OdissĂ©ia Final. As obras do autor transmitem uma sensação de deslumbramento do ser humano frente Ă  imensidĂŁo do Universo e tecnologias superiores e cunhou uma frase famosa que traduz esse conceito recorrente em sua obra: “A tecnologia, quando avançada o bastante, se torna indistinta da magia”.

Divulgação
Uma das maiores histĂłrias de primeiro contato com alienĂ­genas

Escrito em 1953, “Fim da Infância” foi uma das primeiras histĂłrias de ficção cientĂ­fica de primeiro contato entre a humanidade como um todo e uma espĂ©cie alienĂ­gena. Apesar de histĂłrias de conflitos com marcianos (“Guerra dos Mundos”) ou de astronautas isolados que encontram civilizações espaciais (“Flash Gordon”) já existirem, a obra foi a primeira a abordar um contato pacĂ­fico entre humanos e uma civilização extremamente avançada. Argumento que depois foi usado repetidamente tanto na literatura quando no cinema, em filmes como “Contatos Imediatos de Terceiro Grau”, de Stephen Spielberg e “Contato”, baseado no livro de mesmo nome de Carl Sagan e com Jodie Foster no elenco. “Ou estamos sozinhos no Universo ou nĂŁo estamos. Ambas as afirmações sĂŁo assustadoras”, Ă© outra máxima do autor.

A histĂłria de “Fim da Infância” mostra as interações da humanidade com uma raça de seres de tecnologia infinitamente superior Ă  humana, chamados de “Senhores Supremos”, e que trouxeram uma nova era de prosperidade e paz na Terra. Os alienĂ­genas sĂŁo vistos com suspeita por alguns, no entanto, pois se recusam a mostrar sua forma verdadeira, afirmando que a humanidade ainda nĂŁo está preparada. Os visitantes tambĂ©m demonstram um estranho interesse pelas crianças humanas…

A edição brasileira possui nova tradução, traz o conto “Anjo da Guarda” de 1950, que deu origem ao livro, e tambĂ©m apresentará uma nova versĂŁo do 1Âş capĂ­tulo escrita por Clarke em 1989, que depois foi descartada pelo autor por conter inconsistĂŞncias histĂłricas. Por exemplo, quando criou o livro, o autor estimava que o homem chegaria Ă  lua apenas na dĂ©cada de 70.

Leia o primeiro capĂ­tulo de “Fim da Infância” 
Folha Online

Tags , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Carol Suiter

Apaixonada por ficção científica, fantasia e terror. Criadora e editora do ScifiBrasil desde 2001.

Os comentários estão desativados.