CineCiência debate O Jogo da Imitação


O #CineCiência realiza mais uma edição ao vivo sobre o longa O Jogo da Imitação (The Imitation Game, dir. Morten Tyldum, 2014, Reino Unido/EUA, 114 min, 12 anos, disponível nas plataformas Amazon Prime Video e Google Play), cinebiografia do criptoanalista inglês Alan Turing. Com mediação de José Luiz Goldfarb, curador do projeto, os convidados desta edição, Walter Carnielli e Mariana Marcilio, debatem a história da computação e o surgimento do mundo virtual, bem como a presença das mulheres e a homofobia nesse contexto.

Sobre o filme (disponível no GooglePlay e Amazon Prime)
Em 1951, dois policiais investigam o matemático Alan Turing após o que aparenta ser uma invasão de sua casa. Suspeitando de seu comportamento e falta de registros de guerra, decidem interrogar Turing com medo de que ele seja um espião. Turing então revela que na verdade foi parte de um projeto secreto da inteligência britânica em Bletchley Park. Além de mostrar Turing na infância em 1927, se apaixonando por um colega em um colégio interno antes deste morrer de pneumonia bovina, segue-se o matemático durante a Segunda Guerra Mundial, trabalhando com um grupo de criptografia para decodificar a máquina Enigma, usada pela Alemanha Nazista para tornar suas mensagens incompreensíveis em caso de interceptação pelo inimigo.

Sobre os debatedores
Walter Carnielli, professor de lógica e filosofia no Departamento de Filosofia e no Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência da Unicamp. Doutor em Matemática pela Unicamp, tem pós-doutorado pela Universidade da Califórnia Berkeley e Universidade de Münster, Alemanha. É autor de cerca de 100 artigos científicos artigos e vários livros sobre teoria e aplicação de lógica e fundamentos do raciocínio. Carnielli recebeu o Prêmio Jabuti e a Medalha Telesio-Galilei (Suíça). Atua também no IA2 e no INSTITUTO MODAL.

Mariana Marcilio, Head de Comunidade da 42 São Paulo. Há mais de 10 anos trabalhando com design e experiência, é graduada em Design de Produtos pelo Instituto Federal de Tecnologia de Santa Catarina e acredita que inovação de verdade só é possível por meio de múltiplas perspectivas de pessoas diversas.

Acesse o link para assistir ao vivo
Dia 20/9 às 17h

Tags , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Carol Suiter

Apaixonada por ficção científica, fantasia e terror. Editora do ScifiBrasil desde 2001.

Os comentários estão desativados.