O cenário cultural de São Paulo e o coronavírus

O governador de São Paulo fechará museus, bibliotecas e centros culturais operados pelo Estado

mostra egito antigo

o CCBB em São Paulo, fechado por tempo indeterminado

São Paulo

Neste domingo, 15, o governador de São Paulo, João Doria recomendou que empresas privadas de cinemas, teatros e casas de shows suspendam suas atividades por pelo menos um mês, devido ao novo coronavírus.

Ele afirmou que fechará museus, teatros, bibliotecas e centros culturais operados pelo estado, por pelo menos 30 dias, a partir de 17/3. Entre os locais estão: Sala São Paulo, Teatro Procópio Ferreira, Estação Pinacoteca, Museu do Futebol, Paço das Artes, Casa das Rosas e MIS.

A Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), a Orquestra do Theatro São Pedro e a São Paulo Companhia de Dança também suspendem suas atividades.

Cinemas

Os cinemas foram os espaços que menos mexeram em sua rotina, com algumas salas operando com a lotação de 60%, para evitar aglomeração.

Os lançamentos mais aguardados para fim de março e abril, como “Mulan” e o “007 – Sem Tempo para Morrer”, foram adiados pelas distribuidoras, temendo fracassos de público.

Espaço Itaú de Cinema
O espaço de cinema informou, em um comunicado, que não está vendendo a lotação completa das salas — apenas 60% dos ingressos estão disponíveis — e sugere “para as pessoas se sentarem mais distantes uma das outras. E “continuamos com os procedimentos que sempre tivemos: limpeza dos espaços e álcool em gel disponível para todos”, finaliza.

Cinemark
A principal rede do Brasil adota o posicionamento da Feneec (Federação Nacional das Empresas Exibidoras Cinematográficas), que diz que está acompanhando os comunicados do Ministério da Saúde e que “as equipes de profissionais que atuam nas salas de cinema estão recebendo informações sobre como realizar a manutenção e a higiene para garantir que o ambiente esteja seguro.”

Blockbusters
Os grandes lançamentos de Hollywood programados para os meses de março e abril estão gradualmente sumindo dos calendários. O primeiro a ter sua estreia adiada foi o novo “007”, “Sem Tempo para Morrer”, que ficou só para novembro. Em seguida, foi a vez de “Pedro Coelho 2: O Fugitivo”, “Um Lugar Silencioso: Parte 2”, “Trolls 2” e “Velozes e Furiosos 9”, que agora só entrará em cartaz em 2021. A Disney relutou, mas enfim anunciou que remarcaria as estreias mundiais de “Mulan”, “Os Novos Mutantes” e “Espíritos Obscuros”. A maioria desses títulos segue sem previsão de estreia.

Passeios

Masp
O Museu mantém suas portas abertas, mas com restrições em sua programação. Em um comunicado, o espaço anunciou que palestras, oficinas e cursos estão temporariamente suspensas e, para evitar aglomerações, também reduziu o número de visitantes admitidos em galerias e elevadores.

Equipamentos culturais da Prefeitura de São Paulo
Todos os eventos promovidos pelo poder público municipal em equipamentos culturais da Prefeitura foram cancelados como o Centro Cultural São Paulo e a Biblioteca Mário de Andrade, por exemplo. Segundo nota divulgada pela Secom (Secretaria Especial de Comunicação), o objetivo a suspensão é por tempo indeterminado para evitar a transmissão do coronavírus.

Fiesp
O Centro Cultural Fiesp suspendeu todas as suas atividades a partir desta sexta (13), como uma “medida de precaução, tendo em vista o aumento de casos do coronavírus no país”. O espaço não informou uma data para o retorno de suas atividades.

IMS Paulista
Em nota, o IMS Paulista informou que, por enquanto, mantém as atividades regulares. Apenas a conversa com a fotógrafa Paz Errázuriz, que aconteceria na próxima terça-feira (17), foi cancelada pois a artista decidiu não vir ao Brasil. A mostra, no entanto, estará aberta a partir das 18h da terça (17).

SPFW
A São Paulo Fashion Week cancelou os desfiles previstos de 24 a 28 de abril. A temporada SPFW N50, que celebra os 25 anos da semana de moda, está mantida entre os dias 16 e 20 de outubro.

CCBB
O Centro Cultural Banco do Brasil anunciou que, a partir deste sábado (14), ficará fechado. A exposição “Egito Antigo: do Cotidiano à Eternidade”, que já teve 150 mil visitantes, é uma das principais atrações do centro cultural paulistano atualmente.

Teatro

Teatro das Artes
O espaço suspendeu toda a sua programação que incluía o espetáculo “Mãe Fora da Caixa”, com Miá Mello. De acordo com o comunicado, as atividades devem, em princípio, retornar em abril.

As apresentações de “Donna Summer Musical”, que estreou no fim de fevereiro, no Teatro Santander, também estão suspensas até abril. Para completar, a megaprodução “Charlie e a Fantástica Fábrica de Chocolate”, com estreia marcada para esta quinta (19), foi cancelada por tempo indeterminado. ?

Theatro Municipal
O Theatro Municipal de São Paulo anunciou que encerrará suas atividades por tempo indeterminado. Segundo nota publicada nas redes sociais, “o período exato do fechamento será decidido na próxima semana de acordo com orientação da Secretaria Municipal de Saúde”.

A ópera “Aída”, que abriria a temporada lírica no próximo dia 28 de março, foi suspensa. Todas as atividades previstas para a próxima semana também estão canceladas provisoriamente. As atividades da Praça das Artes também estão suspensas.

Amigas, Pero no Mucho
A peça, que estava em cartaz no Teatro Prevent Senior, também foi interrompida. O local informou que “os eventos e os espetáculos estão suspensos por tempo indeterminado, a fim de minimizar o risco de contaminação pelo vírus por aglomeração de pessoas”.

MITsp
Com exceção de “Farm Fatale”, todos os espetáculos da Mostra Internacional de Teatro foram cancelados, nesta sexta (13). No total, oito espetáculos que tinham exibições programadas neste fim de semana não acontecem mais. Eles se juntam à “Sopro”, uma das mais esperadas do evento, que já havia sido cancelado pelos organizadores.

Shows

Offspring
A banda californiana, que faria show acústico no dia 22 de março, na Audio, em São Paulo, teve apresentação adiada por tempo indeterminado. De acordo com o comunicado, “novas datas das apresentações serão divulgadas nos próximos dias” e que “os clientes que já adquiriram os ingressos poderão utilizá-los nas respectivas apresentações”. O grupo coleciona sucessos como “Pretty Fly (For a White Guy)”, “The Kid Aren’t Alright”, “Why Don’t You Get a Job?”.

McFly
O tão aguardado retorno da boy band britânica vai demorar mais um pouco para acontecer. O grupo de pop rock tinha sete shows marcados no país entre os meses de março e abril, e passaram os shows para setembro e outubro.

Lollapalooza
O festival de música que aconteceria entre 3 e 5 de abril com Guns N’ Roses, The Strokes, Travis Scott como headliners foi adiado para 4, 5 e 6 de dezembro. Os três principais artistas já estão confirmados para a nova data, e os ingressos comprados valerão para dezembro. O restante do lineup e a política de desembolso serão divulgados em breve.

Veja tudo o que foi cancelado ou adiado aqui

Resumindo, no atual cenário com o coronavírus é melhor evitar aglomerações, e se possível até sair de casa, indo somente a lugares que forem essenciais.

Para mais informações sobre o coronavírus, acesse sites sérios e evite a propagação de fakenews.

Tags , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Carol Suiter

Apaixonada por ficção científica, fantasia e terror. Editora do ScifiBrasil desde 2001.

Os comentários estão desativados.