Programação Fantasticon 29/8

DOMINGO – dia 29 de agosto

11h às 13h

Oficina: “COMO MONTAR A ESTRUTURA DE UM ROMANCE DE FANTASIA”
André Vianco, o mais consagrado escritor da atualidade do gênero fantástico abre o jogo, dá dicas e informações sobre como criar e montar uma estrutura para a compor um romance de fantasia. Uma oportunidade rara! 

  • André Vianco é autor dos best sellers “Os Sete” e “Sétimo”, que explora o universo sobrenatural (vampiros, lobisomens, anjos e batalhas entre o bem e o mal) elaborando um cenário surrealista, mas com elementos da realidade do dia-a-dia e histórias passadas no Brasil. É hoje o escritor brasileiro que mais conquista leitores de fantasia & horror e seus livros estão entre os mais vendidos na literatura fantástica brasileira.

11h às 12h
Palestra: “HISTÓRIA ALTERNATIVA: AS DIVERSAS ENCRUZILHADAS”
A proposta da palestra é explicar o que é História Alternativa, também conhecida como ucronia ou história contrafactual. De que forma contos, romances, filmes e ensaios históricos ou econômicos podem especular sobre como a história do Brasil e da humanidade poderiam ter sido diferentes. A História Alternativa se dedica a recontar a história, ou seja, o que seria do mundo se determinado acontecimento histórico tivesse ocorrido de modo diferente do que de fato se deu?

  • Gerson Lodi-Ribeiro é escritor. Autor de “O Vampiro de Nova Holanda” (Caminho), “Outros Brasis” (Mercuryo), “Taikodom: Crônicas (Devir), Xochiquetzal – uma Princesa Asteca entre os Incas (Draco), entre outros. Trabalha desde 2004 como consultor da Hoplon Infotainment, sendo um dos criadores do universo ficcional do jogo online “Taikodom”. Está lançando “Vaporpunk”(Draco), uma coletânea de histórias steampunk que reúne brasileiros e portugueses.

12h30 às 13h30
Mesa-redonda: “MULTIMEIOS: ALTERNATIVAS PARA A LITERATURA FANTÁSTICA”
Uma discussão para muito além do papel. As diversas plataformas de midia como ferramenta de divulgação e produção da literatura fantástica. Quais as possibilidades de utilização de blogs, sites, mídias sociais, podcast e todos os mecanismos da internet. Conheça também o mercado editorial e a comunidade de escritores em outros países.

  • Eduardo Sphor é escritor e jornalista. Participa do podcast do site Jovem Nerd e gerencia o selo NerdBooks, voltado à literatura fantástica. É professor da Faculdade Hélio Alonso (RJ), onde ministra o curso “Estrutura Literária – A Jornada do Herói no Cinema e na Literatura”. Está lançando o romance “A Batalha do Apocalipse” (Record/Verus).
  • Christopher Kastensmidt é escritor, professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e diretor de criação da Ubisoft, uma das maiores empresas de video game do mundo. Membro da SFWA (Science Fiction and Fantasy Writers of America), tem contos publicados em sete países. 
     
    Luiz Ehlers é engenheiro químico. Participou da antologia “Marcas na Parede” (Andross). Atualmente é o editor chefe da Revista FANTÁSTICA e trabalha no inédito “A Divindade das Chamas Gêmeas”. Exibe seus textos no blog Perguntas e Respostas. Reside em Porto Alegre-RS
           
    Tiago Castro é diretor de arte e estrategista digital, colunista do site Fontes da Ficção. Idealizador do projeto Universo Insônia, também edita o blog “Ideias com Café”, onde fala sobre propaganda, internet, ideias e outros assuntos relacionados.

 
14h às 15h

Palestra: “CONTOS DE FADAS: FANTASIAS DIVERTIDAS E HISTÓRIAS ESCABROSAS”.

Os Contos de Fadas são narrativas folclóricas, histórias profanas muitas vezes derivadas de mitos, histórias sagradas. Existem em todas as civilizações e culturas, e viajaram de um canto do mundo para outro, mudando de forma porém mantendo vivos os arquétipos que os formaram e que falam ao que existe de mais profundo na natureza humana. Originalmente, não eram histórias infantis. Na verdade, suas versões mais antigas são cheias de crueldade, violência, incesto, traições e mortes.

O GELF irá promover uma leitura compartilhada, onde serão feitas leituras de trechos de contos muito antigos, para a análise e discussão de alguns fatos escabrosos, tenebrosos e sangrentos que são tão comuns nessas narrativas, e que foram “expurgados”, “pasteurizados” em adaptações mais modernas.

  • GELF (Grupo de Estudos de Literatura Fantástica), coordenado pela escritora Rosana Rios, que se dedica a discutir, apreciar e divulgar obras literárias de literatura fantástica (ficção científica, fantasia e horror) suas interações e obras precursoras, além de comentar transposições para cinema, teatro, televisão e quadrinhos. 

16h às 17h
Fantastiquinha: “HISTÓRIAS FANTÁSTICAS”

E a criançada também tem vez! Atividade com o Grupo Cantando Histórias. Com Dorotilde e os músicos Beto Rodrigues e Marcela Faust.

Será que as bruxas são mesmo sempre malvadas e as princesas, sempre boazinhas? Quando apaga a luz, tem algum bicho papão escondido? Venha conferir essas e outras histórias fantásticas que serão narradas em meio a músicas e atividades lúdicas para toda a família.

15h30 às 16h30

Bate-papo: “PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O GÊNERO FANTASIA NO BRASIL”

Será possível para o autor brasileiro escrever contos ou romances do gênero Fantasia, no qual se misturam elementos fantásticos como elfos, anões, magos, criaturas mitológicas etc. com ambientações histórias e contemporâneas? Como trabalhar nossos mitos nacionais (curupira, saci etc.) para criar uma fantasia com genética brasileira?

Eric Novello é escritor, tradutor e roteirista. Autor do romance histórico “Dante – O Guardião da Morte” (Ed. Novo Século), e do romance de humor “Histórias da Noite Carioca” (Ed. Lamparina). Está lançando o romance de fantasia urbana “Neon Azul” (Draco).
 
Douglas MCT é escritor e designer gráfico. Atualmente, atua como roteirista de games, quadrinhos, animações, filmes e seriados. Escreveu para os quadrinhos da Turma da Mônica e publicou nas coletâneas Anno Domini (2008), Território V (2009) e Imaginários 3 (2010). 
 
Walter Tierno é ilustrador, jornalista e publicitário. Formado em Artes Gráficas pelo Senai, atualmente é diretor de arte de uma agência de propaganda. Está lançando o livro de fantasia “Cira e o Velho” (Giz Editorial).

Raphael Draccon é roteirista profissional e autor de literatura fantástica contemporânea, ficção de horror e romances sobrenaturais. É o autor mais jovem a assinar com os braços nacionais de duas das maiores holdings editoriais do mundo (Planeta e LeYa), e roteirista premiado pela American Screenwriter Association. Está lançando o romance “Dragões de Éter – Círculos de Chuva” (LeYa).

17h às 18h
Palestra: “O REALISMO MÁGICO DE MURILO RUBIÃO”
O Realismo Mágico é uma característica própria da literatura latino-americana da segunda metade do século XX que funde a realidade narrativa com elementos fantásticos e fabulosos. Floresceu nos anos 1960 e 1970, enraizado nas discrepâncias surgidas entre cultura da tecnologia e cultura da superstição, e em um momento em que o auge das ditaduras políticas converteu a palavra numa ferramenta infinitamente apreciada e manipulável. Murilo Rubião é o maior exemplo de Realismo Mágico no Brasil.

Flavio García é professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e do Centro Universitário Augusto Motta. Também coordena o Seminário Permanente de Estudos Literários da UERJ e o Publicações Dialogarts. É líder do Grupo de Pesquisa (Diretório CNPq) “Estudos Literários: Literatura; outras linguagens; outros discursos”. Atualmente, tem se dedicado às reflexões sobre o Insólito na narrativa ficcional. É sócio atuante da Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa (ABRAPLIP) e da Associação Brasileira de Literatura Comparada (ABRALIC). Organizou o livro “O Insólito e seu Duplo” (EdUERJ, 2009), com Marcus Alexandre Motta.
18h às 18h30

Sarau: EMBARQUE NO SHOW-LIVRO

A Música Popular Brasileira e o Rock Nacional têm como tema o fantástico e o maravilho em centenas de suas letras. A literatura fantástica nacional em sua musicalidade é descendente direta das histórias para se ler em voz alta ao redor da fogueira, de viola na mão. O Show-Livro irá mesclar esses dois mundos: música e literatura fantástica. E levar todos os presentes por conexões litero-musico-temáticas nunca dantes navegadas. Murilo Rubião, Guimarães Rosa, Braulio Tavares, Raul Seixas e outros convidados ilustres, daqui e doutros mundos, distorcidos por:

Deise Sales no vocal e nos sonhos
Marcelo Barfer na guitarra, no violão e no terror
Tiago Araújo no baixo e na insanidade
Thiago Camargo na percussão e nas invocações
Claudio Brites na voz e nos arquétipos
EXPOSIÇÃO

a partir das 11 horas

Painel comemorativo: “JERONYMO MONTEIRO: PAI DA FICÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA”
Pouco conhecido do público (e até mesmo da crítica), o escritor Jeronymo Monteiro (1908-1970) é um marco fundamental da Literatura Infantil, assim como do rádio-teatro, foi o criador do primeiro detetive brasileiro e da primeira série policial e, acima de tudo, é considerado um precursor da Literatura Brasileira de Ficção Científica.

De um ponto de vista cronológico, chamar Jeronymo Monteiro de “Pai da Ficção Científica Brasileira” é uma afirmação, embora generosa, inexata. Entretanto, se ele não foi o precursor único e sublime da FC brasileira, ocupa com certeza, um lugar de fundamental importância em sua gênese, merecendo assim tal classificação, já que foi sua imaginação antecipadora que viu na ficção científica, segundo suas próprias palavras, “o mais amplo gênero literário que já se criou na literatura universal”. 

LANÇAMENTOS DE LIVROS
# “Anjos, Mutantes e Dragões”, de Ivanir Calado (Devir)

# “A Batalha do Apocalipse”, de Eduardo Spohr (Verus/Record)

# “Cira e o Velho”, de Walter Tierno (Giz Editorial)

# “Os Contos Obscuros de Edgar Allan Poe”, de Braulio Tavares (Casa da Palavra)

# “Contos Proibidos do Sr. Arcano”, de Sr. Arcano (Multifoco)

# “Cyberpunk – Histórias de um Futuro Extraordinário”, antologia (Tarja)

# ”Dragões de Éter – Círculos de Chuva”, de Raphael Draccon (LeYa)

# “Duna”, de Frank Herbert (Aleph)

# “Eclipse ao pôr do sol e outros contos fantásticos”, de Antonio Luiz M. C. Costa (Draco)

# “Imaginários 3?, Erick S. Cardoso (org) (Draco)

# “Kara e Kmam – Segredos de Alma e Sangue”,  de Nazarethe Fonseca (Aleph)

#  “Lua Negra”, de Laura Elias (Editora Mythos)

# “Memórias Desmortas de Brás Cubas”, de Pedro Vieira (Tarja)

# “Neon Azul”, de Eric Novello (Draco)

# “Nômade”, de Carlos Orsi Martinho (Autores Associados)

# “Relações de Sangue”, de Martha Argel (Giz Editorial)

# “Sangue de Lobo”, de Rosana Rios e Helena Gomes (Editora DCL)

# ”Sombras e Sonhos”, de Álvaro Domingues (Balão Editorial)

# ”A Tríade“, de Carlos Andrade, Claudio Brites e Octávio Cariello e Kizzy Ysatis (Terracota)

# ”Vaporpunk”, de Gerson Lodi-Ribeiro e Luis Filipe Silva (orgs.) (Draco)
TV CRONÓPIOS: “FANTASTICON 2010” AO VIVO

Novamente, teremos a cobertura jornalística da TV Cronópios ( www.tvcronopios.com.br ), que transmitirá ao vivo toda a programação do Fantasticon 2010. A TV Cronópios é um canal online de literatura e arte que transmite entrevistas com escritores em eventos, coberturas de lançamentos literários e reportagens gravadas no local de trabalho ou na casa de escritores.

Criado em 2005, o portal Cronópios ( www.cronopios.com.br ) é um projeto com o intuito de mapear e fomentar a literatura contemporânea brasileira, em todas as regiões do país. Tem 40 colunistas fixos, que são escritores premiados de várias gerações literárias, e de diversas regiões do país, assim como de outros países: Espanha, México, Uruguai, Argentina e Angola. O site movimenta hoje cerca de 2 milhões de PageViews ao mês.
ENDEREÇO DO FANTASTICON 2010

BIBLIOTECA PÚBLICA VIRIATO CORRÊA
Rua Sena Madureira, 298 – Vila Mariana – 04021-050 São Paulo – SP
Tel.: 11 5573-4017 e 11 5574-0389

ENTRADA FRANCA

1) Não é necessário se inscrever antecipadamente.
As senhas, para todas as atividades,
serão distribuídas com 1h de antecedência,
obedecendo à capacidade de lotação:
101 lugares na Sala Luiz Sérgio Person e
40 lugares no Espaço Temático de Literatura Fantástica.

2) As Oficinas serão ministradas no Espaço Temático.

As vagas são limitadas.

3) A exposição estará no andar térreo da Biblioteca durante todo o evento.

REALIZAÇÃO:

APOIO:

Agradeço ao Silvio Alexandre pelo repasse.

Tags , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Carol Suiter

Apaixonada por ficção científica, fantasia e terror. Editora do ScifiBrasil desde 2001.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *