Fim da Infância

11/03/2010
17h40

Leia primeiro capítulo de clássico de Arthur C. Clarke que chega ao Brasil

Guilherme Solari
colaboração para a Livraria da Folha

A Editora Aleph lança no Brasil “Fim da Infância”, um clássico do escritor de ficção científica Arthur C. Clarke, conhecido por “2001: Uma Odisséia no Espaço” (esgotado no Brasil) e suas continuações “2010 (Vol. 2)”, “2061 (Vol. 3)” e “3001: A Odisséia Final. As obras do autor transmitem uma sensação de deslumbramento do ser humano frente à imensidão do Universo e tecnologias superiores e cunhou uma frase famosa que traduz esse conceito recorrente em sua obra: “A tecnologia, quando avançada o bastante, se torna indistinta da magia”.

Divulgação
Uma das maiores histórias de primeiro contato com alienígenas

Escrito em 1953, “Fim da Infância” foi uma das primeiras histórias de ficção científica de primeiro contato entre a humanidade como um todo e uma espécie alienígena. Apesar de histórias de conflitos com marcianos (“Guerra dos Mundos”) ou de astronautas isolados que encontram civilizações espaciais (“Flash Gordon”) já existirem, a obra foi a primeira a abordar um contato pacífico entre humanos e uma civilização extremamente avançada. Argumento que depois foi usado repetidamente tanto na literatura quando no cinema, em filmes como “Contatos Imediatos de Terceiro Grau”, de Stephen Spielberg e “Contato”, baseado no livro de mesmo nome de Carl Sagan e com Jodie Foster no elenco. “Ou estamos sozinhos no Universo ou não estamos. Ambas as afirmações são assustadoras”, é outra máxima do autor.

A história de “Fim da Infância” mostra as interações da humanidade com uma raça de seres de tecnologia infinitamente superior à humana, chamados de “Senhores Supremos”, e que trouxeram uma nova era de prosperidade e paz na Terra. Os alienígenas são vistos com suspeita por alguns, no entanto, pois se recusam a mostrar sua forma verdadeira, afirmando que a humanidade ainda não está preparada. Os visitantes também demonstram um estranho interesse pelas crianças humanas…

A edição brasileira possui nova tradução, traz o conto “Anjo da Guarda” de 1950, que deu origem ao livro, e também apresentará uma nova versão do 1º capítulo escrita por Clarke em 1989, que depois foi descartada pelo autor por conter inconsistências históricas. Por exemplo, quando criou o livro, o autor estimava que o homem chegaria à lua apenas na década de 70.

Leia o primeiro capítulo de “Fim da Infância” 
Folha Online

Tags , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Carol Suiter

Apaixonada por ficção científica, fantasia e terror. Criadora e editora do ScifiBrasil desde 2001.

Os comentários estão desativados.