Oscar faz mudanças

29/06/09
Autor: Andreia Pasquali

Divulgação
oscar

O prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos EUA, conhecido informalmente como Oscar, divulgou algumas mudanças que acontecerão a partir da próxima cerimônia de entrega.

A principal alteração acontecerá na categoria de Melhor Canção, que agora irá exigir uma nota mínima das músicas que concorrerão. As notas vão de uma escala de 6 a 10 e serão dadas pelos 230 membros votantes. Pela nova regra, as faixas precisam alcançar a nota mínima de 8.25, caso contrário, não haverá a entrega do prêmio para a categoria.

Se apenas uma música conseguir ultrapassar a nota mínima, a segunda mais votada entra automaticamente na disputa, indepentende de sua nota ter sido inferior a 8.25. O número de canções indicadas pode variar de duas a cinco.

Outra mudança divulgada pela organização da premiação é a entrega dos prêmios honorários, como o Oscar e o Prêmio Humanitário Jean Hersholt, fora da tradicional cerimônia. A partir deste ano, a entrega será feita em um jantar de gala para cerca de 500 convidados a fim de dedicar um tempo maior aos homenageados e também de encurtar a cerimônia oficial. Antes destas modificações, a Academia já havia anunciado uma outra novidade. Agora, o número de longas que concorrerão na categoria Melhor Filme passará de cinco para dez.

Desde 1945, quando O Bom Pastor, de Leo McCarey, levou a principal estatueta, a categoria seguia apenas com cinco indicados, diminuindo a competição e muitas vezes deixando de lado alguns sucessos de bilheterias. Agora, os grandes lançamentos dos estúdios voltados a jovens poderão ganhar mais espaço na categoria, que até então dominado por filmes feitos para o público adulto.

Bruce Broughton, presidente da ala musical da Academia, afirmou que as mudanças aconteceram para aumentar a qualidade da premiação. Além disso, viu-se uma grande necessidade de alavancar a audiência do programa, que há anos sofre queda.

Apenas estas duas categorias foram alteradas. As demais permanecem com o mesmo número de indicados e mesmo sistema de premiação. A próxima edição do Oscar acontece em 7 de março de 2010 e os indicados deverão ser divulgados no dia 2 de fevereiro.

Antena1

Tags , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Carol Suiter

Apaixonada por ficção científica, fantasia e terror. Editora do ScifiBrasil desde 2001.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *