Data Estelar
Star Date
Dia Juliano

home

Data Estelar, ciência ou ficção?

Embora criada em 1583, a data estelar - ou "stardate" - só adquiriu certa fama mundial depois de 1968, com a popularização do seriado "Jornada nas Estrelas" mundo afora.
O criador da data estelar, o italiano Giuseppe Giustus Scaligero, partiu de cálculos simples e obteve um sistema de contagem de tempo onde um único número positivo reunia informações do século, ano, mês, dia, hora, minuto e segundo.
Para evitar o cálculo com números negativos (a. C., por exemplo) numa época onde não havia calculadoras, as data estelares são sempre positivas. Os calendários adotados pela humanidade ao longo dos séculos baseavam-se no ciclo do Sol (ciclo solar de 28 anos) ou no ciclo da Lua (ciclo lunar de 19 anos), Scaligero então encontrou a data onde todos os calendários iniciavam
e antes da qual não haveria nenhum registro histórico datado.
Essa data aconteceu em primeiro de janeiro de 4713 a. C., o que significa que a Data Estelar nada mais é senão a contagem de dias desde esta data específica.

PARA QUE SERVE A DATA ESTELAR?

Imagine que um instrumento científico situado no planeta Marte tenha de enviar pela Internet uma foto da paisagem de lá à zero hora do primeiro dia do ano.
Mas... Primeiro dia do ano de qual calendário? Islamita? Chinês? Você diria provavelmente que deveria obviamente ser no nosso calendário gregoriano...
Mas, se assim fosse, o dia primeiro de janeiro começaria em Sydney, Austrália 13 horas antes do que em São Paulo, por exemplo. E em cidades com horário de verão?
E a bordo de aviões, navios, submarinos, estações polares, estações espaciais?
E na Lua?
E em Marte?
E nos infinitos mundos do universo?
Ao usar o sistema de data estelar, a informação não precisaria ser desmembrada em vários outros números nem teria de ser convertida, adaptada e corrigida para os diversos fusos horários do planeta e suas diversas formas culturais de contar o tempo.
O anúncio da mensagem do exemplo acima poderia ser assim:
Paisagem marciana. Data Estelar 50815.1
Que significa zero hora do dia primeiro, do mês de janeiro do ano de 1998 d.C., pelo horário oficial do planeta Terra (Greenwich) segundo o calendário gregoriano.

Aqui demos uma pequena explicação sobre a data estelar que, muitas vezes, no meio científico é desprezada e colocada como assunto de ficção científica.

CONVERSÃO DE DATA GREGORIANA PARA DATA ESTELAR (dia Juliano)

(Acompanhe com sua calculadora cada passo)

exemplo

1) Anno Domini. Contagem de anos d.C. (Digite "2002": Ano cristão Atual)
2) Anos do calendário normalizado (Digite "+" e "4712")*
3) Anos decorridos normalizados (Digite "=" e obtenha 6714)
4) Dias decorridos (Digite "X" e "365.25")
5) Dias correspondentes (Digite "=" e obtenha 2452288.5)
6) Fator de correção (Digite "-", "13.375" e "=" e obtenha 24522752.125)**
7) Dias decorridos desde o início do ano até 1/4/2002 (Digite "+" e "90" e obtenha "2452365.125")
8) Somar meio dia e, opcionalmente, somar h/24, m/1440, s/86400 (Digite "+" e ".5" e obtenha "2452365.625". Se quiser, some as frações referentes à hora, minuto e segundo)
9) Some 59.2 s por dia do ano até o dia em questão (Digite "+" e ".062")
10) Data Estelar (Digite "=" e obtenha "2452365.687")

Usualmente ignoram-se os extremos, de forma que a data estelar 2452365.687 poderia (e deveria) ser simplificada, arredondada e ser referida simplesmente como "data estelar 52365.7".

Para quem prefere, a fórmula simplificada é:

A fórmula simplificada é:

dias no ano
----------- +
365.75
horas
----- +
24
minutos
------- +
1440
segundos
--------
86400
x 1461

-------------------------------------------------------------------

1460

Tudo isso somado a:

ano em questão + 4712 x 365.25 - 13.375

Obs.: Dependendo da precisão do método utilizado (passo a passo ou pela fórmula simplificada) e do meio usado para fazer-se o cálculo (do lápis ao computador), pode-se obter pequenas diferenças na casa dos centésimos da data estelar, diferenças estas geralmente desprezíveis.
Cada dígito decimal da data estelar vale 144 minutos, ou proximadamente duas
horas e meia.

(*) A normalização de todos os ciclos é baseada nos ciclos solar (28 anos) e lunar (19 anos), ou seja, os calendários coincidem com as posições astronômicas a cada 532 anos (28 x 19). O ciclo atual, por exemplo, iniciou em 1555 e terminará em 2087.

(**) O fator de correção é atualmente de 14 dias; Subtraiu-se 12 h (ou metade de um dia) porque o dia estelar começa ao meio-dia solar (e não à meia-noite); Subtraiu-se também 3 h para compensar a longitude negativa de Brasília (hora oficial do Brasil e também da cidade de São Paulo) em relação ao meridiano de Greenwich (hora oficial do planeta Terra ou hora GMT).

(***) Subtrair 1 h da hora local oficial se estiver em horário de verão;
Considerar 1 h = 1/24 dias, considerar 1 minuto = 1/(24 X 60)dias = 1/1440
dias e considerar 1 segundo = 1/(24 X 60 X 60) dias = 1/86400 dias;
Usa-se sempre o formato de 24 h.

CURIOSIDADE: A data estelar 50000.0 ou, mais precisamente, 2450000.00000 ocorreu num domingo, às 10h22m7s do dia 8 de outubro de 1.995.

Se tiver dúvida sobre a veracidade das informações sobre o cálculo acesse: http://www.zenite.nu/tema/ e procure por dia Juliano

BEM-VINDO A BORDO!

Desde seu lançamento nas emissoras de televisão de todo o mundo a fantástica série criada pelo escritor e roteirista Gene Roddenberry, para a Paramount Pictures, Star Trek (Jornada nas Estrelas), teve um crescente sucesso.
A estréia da série clássica na TV americana aconteceu em 1966 e durou até 1969.
Uma verdadeira legião de fãs-clubes se espalhou por todo o nosso planeta.
No Brasil, a série clássica também obteve muito sucesso e vem sendo reprisada várias vezes até hoje.
Em 1967, os produtores de Star Trek decidiram fazer um episódio especial de 100 minutos de duração contando uma aventura mais detalhadamente.
Esta produção acabou se transformando numa pequena obra prima Star Trek: THE MENAGERIE.
Marc Daniels foi o diretor deste episódio especial que contou com a participação, é claro, dos consagrados astros da Enterprise: Leonard Nimoy (o vulcano Sr. Spock), William Shatner (o Capitão James Tiberius Kirk - "Jim", para os íntimos), DeForest Kelley (o Dr. Leonard McCoy - apelidado de "Magro" ou "Bones", pelo seu porte físico), George Takei (Yoshitaro Sulu), Nichelle Nichols (a Tenente N. Uhura), Jimmy Doohan (Montgomery Scott - o Scotty), a senhora Roddenberry, Majel Barret Roddenberry (a enfermeira Chapel), Susan Olivier e a participação especial de Jeffrey Hunter.
A série inicial para a TV tinha 50 minutos de duração e foram produzidos 79 episódios inesquecíveis, que até hoje deixaram boas recordações aos "trekkers" do mundo.
Até hoje a febre Star Trek permanece.
Uma grande variedade de produtos que trazem a marca do seriado da TV invadiu o mercado para ficar.
Mesmo no Brasil, pode-se adquirir software, pôsteres, discos, bonecos, modelos das naves, insígnias, fotos em tamanho natural, livros, CD's, histórias em quadrinhos, fitas de filmes ou desenhos animados.
Os trekkers realizam grandes convenções periódicas pelo mundo afora, atraindo verdadeiras tripulações de admiradores da série que dariam para preencher várias vezes a Enterprise.

Texto de Tanios Hamzo

Este texto pode ser usado em seu site ou lista de discussão desde que tenha a referência deste site.

volta

   © 2008 ScifiBrasil

Site meramente informativo, todas as marcas e nomes aqui mencionados são de propriedade de seus detentores